Recebem trabalhos (resumos expandidos) que contemplem análises e/ou relatos de políticas e programas, práticas e experiências, resistências e proposições sobre os seguintes eixos, temas, níveis e modalidades de ensino:
EIXO 01. Formação de professores/as: a Educação Infantil como foco.
EIXO 02. Formação de professores/as: a alfabetização como foco.
EIXO 03. Formação de professores/as para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
EIXO 04. Formação de professores/as para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.
EIXO 05. Formação de professores/as para a Educação Profissional/Tecnológica.
EIXO 06. Formação de professores/as no Ensino Superior.
EIXO 07. Formação de professores/as para as modalidades da Educação Básica: Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Quilombola e Educação Especial e para a Educação dos Surdos e dos povos tradicionais, itinerantes entre outros coletivos identitários.
EIXO 08. Formação de Gestores/as Escolares, gestão democrática, financiamento da educação e qualidade social.
EIXO 09. Valorização dos/as profissionais da educação (formação, carreira, remuneração, condições de trabalho e saúde).
EIXO 10. Direito à educação, justiça social, identidades e diversidade humana, cultural e ambiental: desigualdades sociais e processos formativos.
Ementa comum:
Os trabalhos de cada Eixo podem analisar, discutir e problematizar:
– a Formação Inicial e Continuada de professores/as para as diferentes etapas e modalidades de educação básica e suas especificidades, em uma concepção de formação integral, apresentando relatos e análises de práticas curriculares e experiências formativas;
– os programas institucionais de formação (PARFOR, PIBID, Residência Pedagógica etc.), seus projetos institucionais e experiências formativas, entre outros temas atinentes à formação;
– o processo de Reformulação Curricular dos Cursos de Licenciatura, as discussões sobre a revogação da Res. CNE 02/2015 e a aprovação da Res. CNE 02/2019, e seus efeitos nos cursos de formação de professores, apontando para proposições e desenhos curriculares alternativos, e para a construção de resistências;
– o processo de implantação da BNCC na Educação Básica, e seus impactos na carreira e atuação dos professores, e na formação das crianças, jovens e adultos, nas escolas e redes de ensino, públicas e privadas;
– a articulação Universidade e escola básica e a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, projetos e propostas institucionais;
– a gestão de sistemas e instituições de ensino, e a atuação dos gestores e dos conselhos colegiados em diferentes níveis, sob o princípio da gestão democrática;
– questões pertinentes ao trabalho docente, à organização dos professores e seus movimentos e à valorização dos/as profissionais da educação;
– as políticas públicas educacionais, atuais ou em descontinuidade e desmonte.
Os trabalhos podem se ancorar em distintas e plurais concepções pedagógicas, em consonância com perspectivas críticas e emancipatórias, inclusivas e democráticas, inter/transdisciplinares e multiculturais, em defesa da democracia, da educação pública e do direito à educação para todos sem nenhuma forma de discriminação.
Os trabalhos devem seguir as Normas de Submissão prescritas e serem encaminhados no PRAZO estipulado para a submissão.
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