Programação

Presencial: As atividades ocorrerão no prédio da Faculdade de Educação da UERJ – 12º andar – Rua São Francisco Xavier 434, Maracanã, Rio de Janeiro/RJ.  LEVAR O COMPROVANTE DE VACINAÇÃO DA COVID19!
Virtual: As atividades ocorrerão pela área do participante, através de link a ser disponibilizado neste site e com acesso via e-mail previamente cadastrado.

8:00 – 12:00h

Credenciamento

12:00 – 13:00h

Intervalo

13:00 – 14:30

Credenciamento

14:00 – 17:00h

Encontro do Forumdir

Encontro dos Fóruns Estaduais de Pedagogia / Movimento Nacional em defesa do curso de Pedagogia

14:00 – 15:30h

P01 – Painéis temáticos entidades

FORPARFOR e ForPIBID RP em defesa da formação de professores

14:00 – 16:00h

Credenciamento

16:00 – 17:30h

P02 – Painéis temáticos FORPARFOR

Desafios e perspectivas do PARFOR … formação de professores em serviço na região norte do Brasil

17:00 – 18:00h

 

18:00h

Sessão Solene de Abertura

19:00h – 20:30h

Conferência de Abertura

Formação de Professores, compromisso social e direito à educação

Nilda G. Alves (UERJ)

Med.: Suzane Gonçalves (FURG/Presidente Anfope)

 

8:00 – 9:30h

Comunicações Orais

9:00 – 12:00h

Credenciamento

9:00 – 11:30h

Mesa Redonda 1:

Desafios da formação de professores: resistências propositivas a Res. 2/2019

Luiz Dourado (UFG)

Márcia Hobold (UFSC)

Magali Silvestre (Unifesp)

Med.: Silvana Bretas (UFS)

12:00 – 13:00h

Intervalo

13:00 – 14:30h

P03 – Painel temático

Movimento nacional em defesa da formação de professoras/es do curso de pedagogia: articulações no Centro-Oeste

14:00 – 17:00h

Reunião ANFOPE Diretoria Nacional, Regionais e Estaduais

Encontro do ForParfor

Encontro do ForPIBID RP

14:00 – 15:30h

P04 – Painéis temáticos FORUMDIR

A inserção curricular das atividades de extensão nas IFES da região centro-oeste do Brasil: problemas e perspectivas

16:00 – 17:30h

  P05 – Painéis temáticos FORUMDIR

FORUMDIR como espaço político-pedagógico de luta e defesa pelos cursos de licenciatura e pelo curso de pedagogia

17:00 – 18:00h

Lançamentos de Livros

18:00h – 20:30h

Mesa Redonda 2:

Descaracterização do curso de Pedagogia: as ameaças da Res.02/2019

Katia Curado (UnB)

Camila Coimbra (UFU)

Marcia Angela Aguiar (UFPE)

Med.: Leda Scheibe (SC)

8:00 – 9:30h

Comunicações Orais

9:00 – 11:30h

Mesa Redonda 3:

Desdobramentos da BNCC nas políticas educacionais: desmontes e resistência  

Andreia Militão (UEMS/UFGD)

Eliana Felipe (UFPA)

Fernando Cassio (UFABC)

Med.: Fabio Amorim

12:00 – 13:00h

Intervalo

13:00 – 14:30h

P06 – Painel temático FORUMDIR

Política institucional de formação docente: uma análise integrada

14:00 – 17:00h

Assembleia Geral Extraordinária da ANFOPE

14:00 – 15:30h

P07 – Painel temático ForPIBID RP

ForPIBID – Rp e avaliação dos programas de formação de professores

16:00 – 17:30h

P08 – Painel temático ForPIBID RP

FORPIBID-RP e diretrizes para educação básica e formação de professores(as)

17:00 – 18:00h

 

18:00h – 20:30h

Mesa Redonda 4:

Entidades da Educação em luta: (re)construindo uma agenda democrática

Suzane Gonçalves (Anfope)

Geovana Melo – FORUMDIR

Nadja Maciel – FORPARFOR

Cristiane Hauschild FORPIBID RP

Malvina Tuttman – FEERJ

Lisete Jaehn– MONAPE

Maria do Socorro Lima Oliveira – COGRAD 

Mediação: Lucília Lino

10:00 – 12:00h

Assembleia de FORPIBID RP

14:00 – 16:00h

Painéis temáticos entidades

O Movimento Nacional em resistência ao desmonte da formação de professoras/es

16:00 – 17:30

Sessão de Comunicação Oral 1

18:00 – 20:30h

Mesa Redonda 5:

Conformação das políticas educacionais à BNCC: perspectivas de enfrentamento ao desmonte da formação

Karine Morgan (UERJ)

Helena de Freitas (Unicamp)

Med.: Derlan Trombeta (UFFS)

8:00 – 9:30h

Sessão de Comunicação Oral 2

9:30 – 12:00h

Mesa Redonda 6:

Direito a educação no campo e nas periferias urbanas: concepções de formação em disputa em contexto de exclusão

Monica C. Molina (UnB)

Marcia S. de Alvarenga (UERJ)

Med.: Celi N. Z. Taffarel (UFAL)

14:00 – 16:00h

Painel temático PARFOR

Diálogos parfonianos: contexto e experiências da Bahia ao Maranhão

16:00 – 17:30h

Sessão de Comunicação Oral 3

18:00 – 20:30h

Mesa Redonda 7:

Padronização curricular privatização e controle: BNCC, BNC Formação e Formação continuada

Alexandra Garcia (UERJ)

Alessandra Peternella (UFRR)

Med: Carolina Nozella (UFAL)

8:00 – 9:30h

Sessão de Comunicação Oral 4

9:00 – 12:00h

Mesa Redonda 8:

BNCC e o “Novo” Ensino Médio: impactos na formação da juventude e na carreira docente

Monica Ribeiro (UFPR)

Marise Ramos (UERJ)

Med: Marcelo Mocarzel (UCP/UNESA)

14:00 – 16:00h

Painéis temáticos ForPIBID RP

FORPIBID-RP e formação de professores dialogando com a perspectiva crítica

18:00 – 20:30h

18:00hs – Sessão de Encerramento:

18:30hs – Conferência:

Qual agenda para qual democracia? O papel da escola e de seus profissionais

Luiz Carlos de Freitas (Unicamp)

Med.: Jane Paiva (UERJ)

14:00 -16:00hs

FORPARFOR E FORPIBID RP EM DEFESA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Agenda 2022

Mediação: Cristiane Hauschild Johann (FORPID RP) e Nadja Lima Maciel (FORPARFOR)

  1. FORPIBID-RP como expressão de um movimento em defesa da formação de professoras(es) no Brasil. Alessandra Assis dos Santos (UFBA), Cristiane Antonia Hauschild Johann (Univates); Nilson de Souza Cardoso (UECE), Sueli Guadelupe Mendonça (Unesp)
  2. O FORPARFOR e a defesa da formação superior dos professores das educação básica: desafios, resistências e perspectivas. Mark Clark A. de Carvalho (UFAC)
  3. FORPIBID-RP e a institucionalização dos Programas PIBID e Residência Pedagógica como políticas de Estado. Cristiane Antonia Hauschild-Johann, (Univates), Jaqueline Rabelo de Lima (UECE); Thaís Ludmila Ranieri (UFRPE); Ivanete da Rosa Silva de Oliveira (Unifoa)
  4. Formação de professores: profissionais éticos, cidadãos e humanos, Nadja Maria Lima Maciel (UEFS)

 

16:00 -17:30hs

Desafios e perspectivas  do PARFOR em mais de uma década de formação de professores em serviço na região Norte do Brasil

Mediação: Ana Cassia Sarmento Ferreira (IFPA),

  1. A formação de professores(as) pelo PARFOR na realidade educacional acreana. Mark Clark A. de Carvalho (UFAC)
  2. Formação inicial de professores/as no PARFOR/UFAM no Amazonas. Heloisa da Silva Borges ( UFAM)
  3. A formação de professores em serviço em 12 anos no Instituto Federal do Pará-IFPA através do PARFOR e sua contribuição para educação básica no estado do Pará. Ana Cassia Sarmento Ferreira (IFPA),
  4. A formação de professores no PARFOR da Universidade Federal do Pará: questões curriculares. Josenilda Maria Maués da Silva (UFPA)

13:00 -14:30hs

MOVIMENTO NACIONAL EM DEFESA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DO CURSO DE PEDAGOGIA: ARTICULAÇÕES NO CENTRO-OESTE

Mediação: Denise Silva Araújo 

  1. A constituição do Fórum de Mobilização e defesa do curso de pedagogia em Mato Grosso do Sul – Fabio Perboni (UFGD)
  2. Constituição do Fórum Estadual de mobilização e defesa do curso de pedagogia de Goiás – Denise Silva Araújo (UFG)
  3. A constituição do Fórum Tocantinense em defesa dos cursos de pedagogia e licenciatura – Paulo Fernando de Melo Martins (UFT)

 

14:30 -16:00hs

A INSERÇÃO CURRICULAR DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO NAS IFES DA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS

Mediação: Eva Aparecida de Oliveira (UFJ); Liliane Campos Machado (UnB)

  1. Inserção curricular das atividades de extensão na Universidade Federal de Jataí: problemas e perspectivas – Eva Aparecida de Oliveira (UFJ)
  2. A inserção curricular das atividades de extensão na Universidade Federal de Goiás – Lueli Nogueira Duarte da Silva (UFG)
  3. A proposta de curricularização da extensão no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso – Rute Cristina Domingos da Palma (UFMT)

 

16:00 -17:30hs

FORUMDIR COMO ESPAÇO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE LUTA E DEFESA PELOS CURSOS DE LICENCIATURA E PELO CURSO DE PEDAGOGIA

Mediação: Geovana Ferreira Melo/UFU

  1. A Faculdade de Educação como espaço de luta e de rupturas às tentativas de desmonte aos cursos de licenciatura e de pedagogia – Priscilla de Andrade Silva Ximenes (UFCAT); Fátima Pacheco de Santana Inácio (UFCAT)
  2. RGCG: Espaço de luta em defesa da consolidação de uma universidade verdadeiramente pública – Fátima Pacheco de Santana Inácio (UFCAT); Wender Faleiro da Silva (UFCAT); Priscilla de Andrade Silva Ximenes (UFCAT)
  3. A pesquisa na Faculdade de Educação como forma de luta e resistência propositiva ao projeto neoliberal de desmonte dos cursos de licenciatura e pedagogia – Eliana da Silva Felipe (UFPA)

13:00 -14:30hs

POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE INTEGRADA

Mediação: Ana Lúcia Felix dos Santos- UFPE)

  1. Política institucional para a formação inicial e continuada de professores da educação básica da UFPE – Ana Lúcia Felix dos Santos (UFPE); Tatiana Cristina dos Santos Araújo (UFPE),
  2. Projeto Institucional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica da UFG – Lueli Nogueira Duarte e Silva (UFG),
  3. Políticas de formação docente e valorização profissional: os resultados do Plano Estadual de Educação de Rondônia – Walterlina Brasil (UNIR),

14:30 -16:00hs

FORPIBID-RP E AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Mediação: Cristiane Antonia Hauschild Johann (Univates)

  1. Fórum do Estado do Rio de Janeiro de coordenadores institucionais do PIBID e Residência Pedagógica (Forpibid-rp-RJ): avaliação dos programas de formação de professores – Ivanete da Rosa Silva de Oliveira (Unifoa)
  2. Ecos do PIBID e do Residência pedagógica no estágio supervisionado: um olhar para o discurso dos licenciandos no gênero memorial – Thaís Ludmila Ranieri (UFRPE)
  3. Instrumentos avaliativos para os contextos do PIBID e PRP: reflexões e proposições – Eliana Ruth Silva Sousa (UEPA)

16:00 -17:30hs

FORPIBID-RP E DIRETRIZES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS).

Mediação: Jaqueline Rabelo de Lima

  1. BNCF e BNCC – porque tudo está conectado. Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)
  2. BNCF e mercantilização da educação. Frederico Jorge Saad Guirra (UFMT)
  3. BNCF – Padronização da formação e responsabilização do professor(a). Maria Cristina Góes (PUC-Rio)
  4. BNCF – Origem inovadora ou retomada do reducionismo? Revoga já! Nilson de Souza Cardoso (UECE)

14:00 -16:00hs

O MOVIMENTO NACIONAL EM RESISTÊNCIA AO DESMONTE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES

Mediação: Camila Lima Coimbra – UFU

Adriana Patrício Delgado – UFRJ

Aline D. Nunes Mascarenhas – UNEB

 

14:00 -16:00hs

DIÁLOGOS PARFONIANOS: CONTEXTO E EXPERIÊNCIAS DA BAHIA AO MARANHÃO

Mediação: José Carlos de Melo – UFMA,

  1. Legado do PARFOR para articulação universidade e educação básica. Mônica Moreira de Oliveira Torres, (UNEB)
  2. Ensinando & aprendendo sem estar presente: experiencias formativas do PARFOR em tempos pandêmicos na UFMA. José Carlos de Melo (UFMA)
  3. A constituição coletiva da profissionalidade docente no PARFOR: mediação dos seminários PARFOR/IFMA. Eliane Maria Pinto Pedrosa (IFMA)

14:00 -16:00hs

FORPIBID-RP E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIALOGANDO COM A PERSPECTIVA CRÍTICA

Mediação: Cristiane Antonia Hauschild Johann – Univates

  1. FORPIBID-RP e formação de professoras/es: quais contribuições da teoria crítica?
    Iara Aquino Henn – IFPR
  2. A práxis educativa como resistência na formação docente: um olhar sobre os programas PIBID – RP. Regina Célia Padovan – UFT
  3. A PNA sob a perspectiva da teoria crítica: o que os programas de iniciação à docência e de residência pedagógica entendem por uma alfabetização transformadora? Welessandra Benfica – UEMG

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